segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Mar Negro

O mar Negro é um mar interior entre o sudeste da Europa e a Ásia Menor. Conecta-se com o Mar Mediterrâneo pelo Bósforo e o Mar de Mármara, e ao Mar de Azov pelo estreito de Kerch.

Há um importante fluxo de água através do Bósforo, 200 km³ por ano e de água doce das áreas adjacentes, especialmente da Europa Central e Oriental, totalizando 320 km³ por ano. O rio mais importante a desaguar no Mar Negro é o Danúbio. O Mar negro tem uma área de 422 000 km² e uma profundidade máxima de 2210 m.

Os países que costeiam o Mar Negro são a Turquia, Bulgária, Romênia, Ucrânia, Rússia e Geórgia. A península da Criméia é uma república autônoma da Ucrânia.

As cidades mais importantes ao longo da costa incluem Istambul (antigamente Constantinopla e Bizâncio), Burgas, Varna, Constança, Ialta, Odessa, Mykolaiv, Sebastopol, Batumi, Trebizonda, Samsun e Zonguldak.

O nome "mar negro" se dá devido à presença de grande quantidade de sais minerais que dão uma coloração escura. Foi conhecido pelos gregos como Ponto Euxino, e pelos turcos e turcomanos como Karadeniz.


Ver também


Dilúvio do Mar Negro

Este artigo é um esboço sobre Geografia (genérico). Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.



O mar Negro visto por satélite, com a península da Criméia e o Mar de Azov ao norte - Imagem  NASA.
O mar Negro visto por satélite, com a península da Criméia e o Mar de Azov ao norte - Imagem NASA.

Nenhum comentário: